Carro Zero ou Usado?
TL;DR: estou comprando meu primeiro carro e gostaria de opiniões para me ajudar decidir se compro um carro zero km ou um carro usado.
Olá pessoal,
Estou na saga de comprar meu primeiro carro, e gostaria da opinião de vocês sobre o prós e contras de carros 0km e usados. Já recebi muitas opiniões de amigos, familiares e inclusive do meu mecânico de confiança.
Vou deixar aqui o que já me falaram e gostaria de ajuda para saber se o que me disseram até então faz sentido ou não.
Carro 0Km:
- Prós:
- Zero dor de cabeça nos 3 primeiros anos: essa quem me falou foi meu mecânico que recomendou fortemente comprar um carro zero se eu tiver condições, pois o carro estará na garantia, e as revisões precisam ser feitas na concessionária.
- Seguro mais barato: não sei exatamente se isso é verdade, fiquei surpreso, pois carro zero é mais caro.
- Muito tempo de vida útil: como minha intenção é rodar muito e eu seria o primeiro dono, uma vida útil mais longa é mais provável.
- Contras:
- Mais caro: para o conforto que estou buscando, precisaria desembolsar mais no total, dar uma entrada maior, para que a parcela caiba no bolso.
- Rápida desvalorização: pra ser sincero, eu não ligo muito pra isso, meu objetivo eh rodar até o carro não servir mais pros meus objetivos, ou então eu ter dinheiro pra abraçar o hobby e comprar uma lasanha.
- IPVA mais caro: o primeiro vai ser bem caro, mas pelo menos depois da desvalorização vai diminuindo rs.
- Revisão na concessionária é muito cara: Meu mecânico mesmo disse pra fazer só obrigatório (troca de óleo e filtros) da garantia na concessionária, e o restante com ele (pastilha de freio, por exemplo).
Carro usado:
- Prós:
- Menos "caro" rs: Consigo dar uma entrada menor e a parcela chega no que cabe no meu bolso.
- Mais conforto por valor mais baixo: estou com um Polo HL 2019 com 44 mil km reservado numa loja de revenda de carros que vou levar no meu mecânico pra fazer um pente fino, e é um carro muito confortável e tecnológico na faixa dos 80k, e um HL 0km está na faixa de 125 mil, e ainda tem menos itens de série.
- IPVA mais barato.
- Manutenção preventiva mais barata: dado que me disseram que a revisão na concessionária é mais caro, com um carro usado alguém já teria pago essas revisões.
- Contras:
- Risco de surpresas: por mais que tudo pareça ok, nunca se sabe o que último dono aprontou com o carro. Mesmo meu mecânico aprovando o Polo que reservei por ex, ainda existe risco do último dono ter usado muito combustível ruim e precisar fazer uma revisão muito cara trocando bomba de alta e bico injetor, que só as peças lá vai pelo menos 5 mil conto.
- Menos tempo de vida útil: como eu disse antes, quero usar o carro o tanto quanto possível, rodar pelo menos uns 80 mil km com ele. Um carro usado tem o risco de apresentar problemas mais rápido.
- Tem que ter muita paciência: comprar um bom carro usado tá igual alugar um imóvel na cidade em que moro, quando vc encontra algo bom, provavelmente já foi vendido. Envolve muita frustração.
Observação: estou considerando os seguintes modelos (apenas hatch automático) se quiserem usar exemplos:
Zero Km:
- Honda City (meu favorito até então)
- 208 (Turbo)
- Argo 1.3 CVT ou Pulse (1.3 Aspirado ou Turbo)
- Polo TSI
- HB20 TGDi
Usados:
- Polo 200 TSI (meu favorito dos usados)
- HB20 TGDi
- Honda Fit