Não é incoerente veganos apoiarem o aborto?
Não é incoerente veganos apoiarem o aborto?
Principalmente os que usam o argumento de “animais são serem sencientes”.
Por exemplo aquela youtuber marxista, e os marxistas em geral, assim como parte da direita libertária americana, dizem que o aborto não é assassinato por que bebê, que eles chamam de feto, não tem senciência.
Lembrando que existem duas vertentes mais comuns da defesa do aborto atualmente:
1- A vertente ultraliberal/libertária dos EUA. Tanto que os partidos libertários dos EUA costumam defender aborto, geralmente sem regulamentação do número de semanas, como no caso de Barack Obama e outros políticos americanos. Enquanto outros partidos libertários ou políticos libertários de outros países costumam ser contra, como Javier Milei e alguns Youtubers libertários brasileiros.
2- A vertente européia dos direitos humanos mais ligada ao direito romano. Ela considera que apesar de ser direito da mulher, os direitos humanos proibem tortura, sofrimento, dor, etc. Por isso geralmente essa vertente européia proíbe o aborto normalmente entre as 20 e 25 semanas. Inclusive essa legislação acaba mudando muito de país pra país, pois em alguns o que define se o bebê sente dor é ter córtex-pré frontal, outros sistema nervoso, e vários outros critérios.
Nossa constituição e leis inclusive são bem contraditórias nessa questão. Se uma mulher está grávida de um filho de um homem e esse homem morre, pra efeitos de direito, esse bebê no ventre já é um herdeiro legítimo. A mulher que está grávida recentemente ganhou o direito até aos alimentos gravídicos. Se tiver fotos, conversas de What’sapp, etc, que provem que determinado namorado tem boas chances de ser o pai da criança, o juiz pode dar sentença de obrigação alimentos gravídicos contra esse suposto pai e ele terá de dar valores mensais em dinheiro pra mãe. Mas a própria legislação aprova aborto mesmo isso sendo teoricamente tortura, maus tratos, sofrimento proibido pelo ECA e pela constituição brasileira.
Já o marxismo em si não costuma se preocupar muito com o número de semanas e costuma ter uma visão mais pragmática e ideológica do aborto, apoiando as duas visões conforme seja mais fácil aprovar leis. Lembrando que em alguns casos históricos, ditadores comunistas proibiram o aborto por que não gostaram de ver a população diminuir. Como Stalin que proibiu em 1935 salvo engano e o ditador Romeno Nicolae Ceausescu.