O que fazer? Transição para uma carteira Boglehead

Sou um investidor com alguma experiencia já, invisto desde 2019, trabalho no mercado desde o mesmo ano, mas só recentemente descobri a filosofia boglehead, estudei bastante e concluí que ela se alinha tanto ao que acredito em investimentos, quanto ao que acredito pra vida: simplicidade, tranquilidade, e eficiencia. 

No entanto, tenho uma carteira de investimentos que é 100% composta de fundos de investimento tradicionais. Essa carteira segue a seguinte alocação estrutural: 

22,5% de fundos de crédito privado

40% de fundos multimercado

30% de fundos de ações

7,5% de fundos “antifragilidade” - metade em dólar, metade em ouro 

Como podem imaginar, à exceção dos fundos de crédito, dólar e ouro, todos os outros cobram o famoso 2% de taxa de administração + 20% de taxa de performance

E eu cansei disso. Apesar da parcela alocada em fundos de crédito ter rentabilidade consistente acima do CDI, e da parcela em multimercados até ter entregado bem nos últimos tempos, a parcela em fundos de ações foi construída quando tinha muito menos conhecimento e experiencia, e escolhi 2 fundos que não são dos melhores. Estou tomando -35% nos últimos 2 anos nessa parcela, e não é o prejuízo que me incomoda, é - além disso - pagar um custo altíssimo por uma relação risco x retorno pior que qualquer ETF de bovespa ou s&p da vida…

Apesar do prejuízo na parcela em ações, a carteira não ficou no vermelho mas teve uma rentabilidade de apenas 6% em 24 meses.

Agora estou pensando em montar uma carteira bogle, com basicamente LFTB11 (30%), B5P211 (30%) e WRLD11 (40%).

Enfim, o que fazer? Vale a pena resgatar tudo e montar a carteira bogle? Resgato somente a parte que tá positiva e deixo os FIAs quietos pra ver o que acontece? 

Montar uma carteira 100% separada não é exatamente uma opção pq levaria um tempo significativo pra chegar num patrimonio relevante, então preciso resgatar ao menos uma parte da carteira atual.