(36M) Geração triste

Impressão minha ou o povo da faixa dos 30 anda mal?

Hoje atravessando a rua, dei de cara com um desafeto da escola que me olhou com um olhar bem triste e feição de acabada e esgotada...Aquilo me chamou atenção. Comecei a refletir.

Passei por umas poucas e boas na vida que me deram muita consequência ruim. Porém apesar de tudo, tô em pé e procuro sempre sorrir e rir. E quando conto o que já me aconteceu, sempre me falam que sou forte. E não só por dentro. Pois dias atrás, uma mulher na casa dos 50, me disse que tô conservada. Daí pensei: Tem tanta gente da minha idade acabada?

Passei a reparar nos casos próximos a mim e vejo que, aparentemente, ninguém tá bem. Um ex-colega de escola que mora do meu lado, tá sempre com a cara pra baixo dando a entender que tem depressão. Não cumprimenta ninguém. Uma amiga voltou do exterior fugindo do marido. Foi diagnosticada com depressão e tdah. Um amigo faz 4 anos que não fala comigo. Quando a gente se conheceu, também na escola, tinha depressão que piorou nos últimos anos. Um amor da adolescência reapareceu na tv, durante a pandemia, bem puto porque estava sem receber salário. Dias depois, a gente deu de cara na rua e ele ao me ver, seus olhos começaram a lacrimejar. Por volta de 2009, uma amiga nossa teve o namorado assassinato na prisão e outro conhecido nosso sofreu um acidente e se foi. Uma amiga minha (que já contei dela aqui) vive bebendo e virando a noite, parecendo não querer amadurecer além de ser enrolada. Outra amiga nunca foi pedida em namoro e sofre com isso. Outra se afundou na ala da extrema-direita da igreja católica e parece que não pensa por si própria. Outro é gay, tem namorada e também tá no miolo da extrema-direita católica.

Ok que são casos próximos, mas era pra ter tantos assim? Claro que tem gente bem, mas acho curioso ter tantos mal.

Aí vejo especialistas dizendo que esaa geração é a da depressão e da ansiedade. Vocês sentem o mesmo por aí?